Invasão de privacidade: A vida de youtubers como um livro aberto

 

Não é de hoje que os Youtubers sofrem com a invasão de privacidade, eles expõe sua vida na rede para milhares de pessoas verem, logo, isso gera consequências drásticas para suas vidas. Nesse post você saberá o quanto um digital influencer pode ser assediado e o quanto uma pessoa, como fã, pode perder o controle. boa leitura!

“O que significam ver e ser visto agora? Que experiências lhes correspondem e a que poderes estão sujeitos?”

giphy (1)

Essas são algumas das questões levantadas logo na introdução do livro “Máquinas de ver, modos de ser:  vigilância, tecnologia e subjetividade” de Fernanda Bruno(que você pode acessar aqui). Trazendo alguns questionamentos para o contexto atual, é possível traçar um paralelo entre eles e o recente aumento de Youtubers. Se por um lado, é possível observar um grande crescimento da exposição e visibilidade do sujeito, também é possível questionar os conceitos de privacidade, anonimato e vigilância.

Antes de tudo, vamos tentar entender os conceitos de controle, monitoramento e vigilância informacionais baseado no estudo feito por André Lemos(Aprenda um pouco sobre seus conceitos acessando aqui), e que por mais que sejam parecidos não são os mesmos. Monitoramento é a observação e acumulação de informações. Vigilância é definida como um monitoramento com fins de prevenção, a fim de evitar algo. Já controle pode ser definido como ações de monitoramento normalmente associadas ao governo. agora sim, podemos seguir a diante.

Ao mesmo tempo em que as redes sociais digitais fornecem cada vez mais meios de exposição e potencialização, dispositivos e elementos de vigilância e monitoramento estão cada vez mais presentes. Esse monitoramento e vigilância é feito de maneira sutil, dados rastreados e coletados com fins políticos e comerciais. Não é mais necessário confinar uma pessoa para monitorá-la, pelo contrário. É incentivada a interação do mesmo, para que assim se possa acumular informações. Para Fernanda Bruno, uma atividade de vigilância pode ser definida como a observação sistemática e focalizada de um indivíduo e informações relativas a ele, tendo como objetivo produzir conhecimento e intervir sobre o mesmo, a fim de conduzir suas condutas.

E como isso pode ser relacionado ao atual universo dos Youtubers? Não é raro ver casos de Youtubers em situações que os tiram da sua zona de conforto, como por exemplo invasão de privacidade, seja online ou pessoalmente. E isso nos traz outra discussão, o que é privacidade? Segundo André Lemos, a privacidade pode ser definida como o controle e a posse de informações pessoais, bem como o uso que se faz posteriormente delas. Além disso a privacidade faz com que as pessoas controlem as informações sobre si mesmas, protege as pessoas contra incômodos indesejados e o garante o direito de ser deixado sozinho.

Para os Youtubers a privacidade é algo que muitas vezes é violado, pois com a grande exposição da sua privacidade na rede há uma maior interferência de terceiros na vida pessoa dos mesmos. Os Youtubers estão sempre sendo observados, seja pessoalmente ou virtualmente. Os próprios incentivam a interação com a sua vida pessoal, através de postagens, fotos, vídeos e etc por meio das redes sociais. Mas até onde eles realmente querem que terceiros interajam com a sua vida privada? E quem são esses terceiros?

É muito recorrente uma pessoa perder o controle das informações que circulam sobre si mesmos, ou seja, a perda da sua privacidade. Isso é ainda mais recorrente com os Youtubers que também são chamados de Digital Influencers. Os mesmos ganharam “fama” e visibilidade por compartilharem sobre sua vida privada na rede, então de certa maneira já tiveram que abrir mão de uma parte da sua privacidade. Porém, quando os mesmos perdem controle do que pode ou não ser exposto ao público, eles podem ser incomodados na sua privacidade e anonimato.

Entra aí a questão do anonimato, que, segundo Gow, implica na ausência de informação sobre um indivíduo e também o controle sobre a coleta de informações pessoais. Não é porque um Youtuber expõe sua privacidade na rede que o mesmo não tenha direito ao seu anonimato

Existem diversos casos em que os digital infuencers tiveram sua privacidade invadida um exemplo foi o youtuber conhecido como Bluezão que se sentiu tão incomodado ao ponto de ir na delegacia registrar ocorrência por perseguição além de ter ele mesmo exposto a situação em um vídeo postado no youtube.

O caso ocorreu quando um fã descobriu seu endereço e foi a casa do youtuber por diversas vezes, até o mesmo não suportar mais aquela situação da qual já estava ocorrendo há dois meses, de acordo com Bluezão a polícia pouco fez pelo seu caso na primeira de acordo com ele os policiais chegaram a perguntaram com certo desdenho se era aquele mesmo o motivo de ter chamado à polícia. Após muita insistência o youtuber conseguiu registrar um boletim de ocorrência e tentou na época conseguir uma ordem judicial de afastamento para não ser mais sua privacidade violada. De acordo com o youtuber o motivo do ocorrido foi que o fã alegava que precisava de constante atenção dele, esse fã disse por algumas vezes que o propósito da sua vida seria interagir com ele, desde o ocorrido o youtuber declarou que não mais voltará a atender fãs em sua casa e que aprendeu da pior forma o quão ruim pode ser ter sua privacidade exposta. Com tudo isso que ocorreu podemos notar também que as autoridades ainda não estão prontas para resolver alguns desses problemas relacionados a violação de privacidade ligado aos influenciadores digitais o que vai ser cada vez mais necessário devido à grande possibilidade de casos iguais a esse voltem a acontecer em uma época na quais existem diversas maneiras de obter informações sobre as pessoas, especialmente, aquelas que mais tem sua vida exposta.

Agora você percebe por quantos “perrengues” um digital influencer pode passar? esse foram só alguns dos casos em que o Youtuber teve que tomar medidas mais sérias,  a verdade é que, no mundo digital a privacidade de uma pessoa pode ser violada facilmente, principalmente para aqueles que expõe sua vida na rede.

Gostou desse post? compartilhe com os seus amigos para conhecer um pouco mais sobre a Janela Secreta!

giphy (2)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s